Matrimônio

Sacramento do Matrimônio

É pelo matrimônio que o homem e a mulher batizados se entregam e se recebem mutuamente, pelo bem do casal e educação dos filhos.

As propriedades essenciais do matrimônio são a unidade, que na aliança conjugal o homem e a mulher “já não são dois, mas uma só carne” (Mt 19,6), e a indissolubilidade, que representa uma união para a vida toda e confere particular firmeza ao matrimônio cristão.

NORMAS MATRIMONIAIS 

Processo:

O processo deve ser iniciado com 8 meses antes da data da celebração e no mínimo com 60 dias de antecedência.

Documentos:

  • Certidão de batismo – (atualizada e original) – (Retirar na paróquia em que foi realizado o batismo). (Validade de 6 meses);
  • Certidão da preparação para casais (Validade de 6 meses);
  • Xerox da certidão de nascimento ou RG;
  • Xerox da Lembrança da Primeira Eucaristia;
  • Xerox da Lembrança da Crisma;
  • Xerox do comprovante de residência;
  • Xerox certidão de casamento civil ou declaração original do cartório.

Preparação:

Preparação será feita com a pastoral familiar, fazer a inscrição na secretaria com no mínimo 90 dias de antecedência.

Matrimônio
HORÁRIOS

Aos sábados às 10:30h e às 17h

OS MATRIMÔNIOS SÃO REALIZADOS NAS CAPELAS:

Matriz, Capela São Gabriel, Capela Santíssima Mãe de Deus, Capela Imaculada Conceição, Capela São José, Capela Sagrado Coração de Jesus, Capela São Paulo Apóstolo, Capela Santa Terezinha do Menino Jesus e Capela Santa Rosa de Lima.

(Na Igreja Matriz não é realizado matrimônio no 1º sábado).

Ficando de ser verificado a disponibilidade das capelas.

PAGAMENTO:

  • R$ 335,00 (pelo processo, celebração e uso da igreja);
  • R$ 115,00 (este valor será devolvido caso não haja o atraso da noiva, tolerância de 5 minutos);
  • Total: R$ 450,00.

(R$ 225,00 no agendamento da data (valor não será devolvido caso desistência) e os outros R$ 225,00 até quinze dias antes do matrimônio).

 

EM CASO DE TRANSFERÊNCIA PARA OUTRA PARÓQUIA

Há uma taxa de R$ 220,00 pelo processo e transferências realizados, a ser pago nesta paróquia. E na paróquia onde será realizada a celebração do matrimônio pagam-se as taxas previstas naquela paróquia.

JURAMENTO:

O juramento e confissão será marcados com antecedência pela secretaria e avisado aos noivos.

 

QUANTO À DECORAÇÃO:

  • A decoração poderá acontecer a partir das 08:30h para o matrimônio das 10:30h e a partir das 13:30h para o matrimônio das 17h;
  • A paróquia não se responsabiliza por acidentes após a instalação da decoração. A responsabilidade é da empresa contratada;
  • Nenhum móvel poderá ser movimentado ou retirado do local, como bancos, ambão, altar, entre outros;
  • Não é permitido fixar ou pendurar decorações nos móveis e bancos, com grampos ou outros objetos perfurantes ou adesivos, não utilizar fitas adesivas ou outro material semelhante nas paredes e no piso;
  • Não é permitida o uso de passarela espelhada.

 

QUANTO À FOTOGRAFIA E FILMAGEM:

  • Os profissionais devem agir de forma discreta, sem chamar atenção dos noivos e tirando a atenção ao sentido da celebração do matrimônio;
  • Solicita-se aos profissionais que usem vestimentas adequadas ao ambiente.

 

QUANTO À SONORIZAÇÃO:

  • Os equipamentos só poderão ser montados a partir das 08:30h para o matrimônio das 10:30h e a partir das 13:30h para o matrimônio das 17h;
  • Devem ser executadas músicas compostas para uso na Igreja (sacras, religiosas e clássicas). Durante o rito da cerimônia, é permitido apenas músicas sacras e/ou litúrgicas;
  • Solicita-se aos profissionais que usem vestimentas adequadas ao ambiente.

 

QUANTO AO CERIMONIAL:

  • A pastoral familiar irá acompanhar a cerimônia;
  • A equipe da pastoral familiar não executa a função de cerimonialista do matrimônio;
  • O início do cortejo não pode ser adiado por atrasos de padrinhos, pais ou damas/pajens;
  • Só é permitido a entrada de uma dama/pajem (para as alianças) na hora da cerimônia, os demais devem entrar todos antes da noiva;
  • Não é permitido jogar arroz, pétalas de flores, bombas de papel, bolinha de sabão, sparklers ou qualquer outro objeto dentro da Igreja, somente na escadaria da Igreja, desde que seja feita a devida limpeza após a cerimônia;
  • O uso de balões de gás também é permitido, na escadaria da Igreja, e não podendo guardá-los dentro da Igreja ou manuseá-los próximo à porta;
  • Ter no mínimo 1 casal de padrinhos e no máximo 8 casais (16 pessoas). Pessoas de vivência religiosa, de preferência casados na Igreja. Deverão ocupar os primeiros bancos e não mais os lados ou atrás do altar, e os pais também;
  • No presbitério somente é permitida a permanência do padre/diácono;
  • Não é permitido colocar buquê ou outro material sobre a mesa do altar;
  • O cerimonialista deve sempre agir de forma discreta, evitando atrapalhar a cerimônia;
  • Durante a celebração sugere-se que o cerimonialista permaneça próximo ao presbitério para qualquer eventualidade ou necessidade;
  • Não é permitido intervir na celebração, mudando, excluindo ou incluindo partes no rito;
  • Solicita-se aos profissionais que usem vestimentas adequada ao ambiente.

INFORMATIVO SOBRE AS OBRAS DA IGREJA

A Igreja Matriz, vem passando nos últimos anos por obras. Ainda estão programados trabalhos na área externa, bem como possíveis intervenções na área interna. As demais capelas também podem passar por possíveis intervenções.

Assim sendo, a todos os interessados em realizar matrimônio. Informamos a possibilidade de obras no dia do seu matrimônio. As cerimônias podem continuar sendo realizadas sem problemas, ficando estes apenas cientes de que a parte visual e estética da Igreja poderá ser afetada.