A PARÓQUIA

HISTÓRIA DA PARÓQUIA

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, é uma Igreja localizada no bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, no Paraná. No ano de 2003, foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, se tornando paróquia no dia 02 de fevereiro do mesmo ano. Com a criação da Diocese de São José dos Pinhais, a paróquia deixa de fazer parte da Arquidiocese de Curitiba e compõe essa nova Diocese dentro do seu próprio Município. Em lugar da antiga capela, foi construída a Igreja atual cuja pedra fundamental foi lançada no dia 06 de abril de 2008.

PÁROCOS:
Pe. Henrique Dal’Pra – 2003 – 2003
Pe. Stanislau Lewandowski – 2003 – 2004
Pe. Dirley Velozo Moreira – 2004 – 2006
Pe. Ednilson Turozi de Oliveira – 2006 – 2011
Pe. João da Silva Soares – 14/07/2011 – Atual

VIGÁRIOS:
Pe. Hilário Scherbate – 2012 – 2013
Pe. Jandir Pereira da Luz – 2014 – 2015
Pe. Adriano Zaranski – 2017 – 2018

HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Tudo começou quando os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, foram encarregados de conseguir peixe para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que na época também era o Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, e estava visitando a região, no período de 17 a 30 de outubro de 1717.

Foi após várias tentativas que os três pescadores tiraram das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora, que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e, em seguida, rio abaixo, a cabeça.

João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, depois de colocar a imagem dentro do barco, puderam vivenciar a ação da Mãe de Deus. Os pescadores, que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram as suas redes com uma quantidade abundante de peixes.

A Mãe Aparecida e o título de Padroeira do Brasil

Foi durante o Congresso Mariano que o líder do episcopado brasileiro, Dom Sebastião Leme, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, apresentou aos bispos a proposta para pedir à Santa Sé que declarasse Nossa Senhora Aparecida a Padroeira do Brasil. A declaração aconteceu em julho de 1930, pelo Papa Pio XI.

DAS MISSAS

Quarta, Sexta e Sábado

às 19:30h

às 07:30h

No momento, devido a pandemia, as missas estão suspensas por tempo indeterminado.

HORÁRIO DA
SECRETARIA